Voo ao espaço mais barato nos EUA

Banqueiros e investidores que estejam cansados das flutuações do mercado e queiram deixar seus problemas para trás agora podem mandar tudo para o espaço. Pela quantia de US$ 95 mil, eles já podem comprar um assento em um voo sub-orbital. É exatamente o que fez o banqueiro dinamarquês Per Wimmer, que já reservou lugar em dois voos espaciais no próximo ano.

Wimmer é o primeiro nome da lista de espera de 22 passageiros da Xcor, empresa que está oferecendo a chance de chegar ao espaço pagando menos. A empresa, com sede na Califórnia, planeja lançar sua espaçonave Lynx em 2010. O voo levará um passageiro e um piloto 61 km acima da Terra. E o melhor: pela metade do preço da concorrência.

Todos os passageiros da lista da Xcor já pagaram um depósito para garantir seu lugar no espaço.

Per Wimmer era um corretor de investimentos que trocou a vida na City pela chance de abrir sua própria empresa, Wimmer Financial. Mas apesar da turbulência do mercado, ele consegue arranjar tempo para sua grande paixão: ser dublê de astronauta. Ele tem até um website, Wimmerspace, em que narra suas proezas e mostra como tem sido a sua preparação para deixar a estratosfera terrestre.

Wimmer quer ser o primeiro dinamarquês a chegar ao espaço e seu sonho é plantar, algum dia, a bandeira da Dinamarca na Lula. "É uma coisa que eu tenho de fazer antes de morrer."

Como primeiro passageiro da Xcor, Wimmer ficará preso a sua poltrona durante todo o voo e terá a chance de experimentar a ausência de gravidade durante um minuto. O vôo tem duração de meia hora e decola de uma pista no deserto de Mojave, na Califórnia.

Ele já reservou sua passagem para outros dois voos espaciais, um deles na Virgin Galactic, que cobra US$ 200 mil pela mesma experiência.

Segundo a Xcor, a empresa consegue cobrar menos pelo passeio no espaço porque utiliza oxigênio líquido e querosene em lugar de combustível sólido.

A espaçonave da Virgin leva sete passageiros e quarto astronautas e sera lançada de uma nave-mãe que penetrará na atmosfera e atingirá 100 km acima da superfície da Terra. A vantagem é a possibilidade de flutuar na cabine por cinco minutos, o que, na opinião de gente do mercado financeiro, deve ser um investimento certo